Vamos mostrar aos nossos filhos como se tornarem pessoas amorosas

À medida que nos aproximamos da temporada dos namorados, é fácil se envolver no aspecto de corações e doces do amor. Nossos filhos passam tempo preparando mensagens doces para seus colegas e amigos. E como adultos, fazemos o mesmo com nossos próprios relacionamentos. Esta celebração anual do amor é um bom lembrete para viver e demonstrar nosso amor. Mas ao ensinarmos nossos filhos, poderíamos ir um pouco mais fundo com nosso ensino e nosso exemplo? Podemos mostrar aos nossos filhos como se tornar pessoas amorosas?

Quando nossos filhos trabalham em seus namorados, eles geralmente têm favoritos e não favoritos. Os favoritos recebem o melhor, e os desfavorecidos recebem menos, se é que recebem alguma coisa. Claro, é natural querer tratar nossos relacionamentos mais próximos com os melhores. Isto é uma coisa boa.

Ao mesmo tempo, ater-se apenas a esse padrão pode ensinar nossos filhos a verem a si mesmos e a seu povo como estando acima dos outros. É fácil para todos nós cairmos nesse tipo de pensamento. Vemos muito facilmente nossa própria perspectiva e nossa própria multidão como nossa versão do que é normal. Mas ficar aqui pode fazer com que afastemos outras pessoas ou até mesmo as consideremos inferiores. E por isso é importante nos esforçarmos para ver além de nossas próprias perspectivas. Como adultos, podemos mostrar aos nossos filhos como se tornar pessoas amorosas.

Nosso exemplo importa

E é aqui que começamos – com nosso próprio exemplo para nossos filhos. Nossos filhos veem como tratamos nossos vizinhos e como falamos sobre nossos amigos. Eles sabem se somos pessoas acolhedoras e inclusivas e seguirão nosso exemplo nessa área. Se tendemos a ser críticos, nossos filhos também serão assim. E se tendemos a mostrar graça aos outros, nossos filhos também o farão. Eles seguirão nossos exemplos. Então, como pais, vamos pensar sobre o que estamos vivendo na frente de nossos filhos. E se precisarmos fazer alguns ajustes, estejamos dispostos a fazer isso. Mesmo essa atitude de avaliar, ajustar e crescer é um grande exemplo para nossos filhos. É uma maneira maravilhosa de mostrar aos nossos filhos como se tornarem pessoas amorosas.

Pratique com os seus filhos

Ser um bom exemplo ajuda muito nossos filhos. Mas também podemos ensiná-los e orientá-los em suas próprias situações. Podemos começar ajudando-os a aceitar e acolher as pessoas. É ótimo para eles terem seus próprios bons amigos. E enquanto eles gostam dessas amizades mais próximas, eles podem fazê-lo de uma maneira que não trate ninguém como inferior. Então, vamos ensinar nossos filhos a serem gentis com outras crianças, mesmo que não sejam amigos íntimos. Quando nossos filhos têm conflitos com outras crianças, vamos ensiná-los a se defenderem e respeitarem a outra pessoa. Nossos filhos podem aprender a pensar sobre os sentimentos de outra pessoa.

 

A dramatização pode ajudar as crianças pequenas a elaborar suas respostas a diferentes situações. Podemos criar um cenário para nossos filhos e ajudá-los a descobrir uma boa resposta. Isso realmente ajuda as crianças a saber o que fazer quando enfrentam a situação real. Ou podemos perguntar aos nossos filhos como eles se sentiriam em uma determinada situação e depois ajudá-los a associar isso com suas próprias ações em relação aos outros.

Realmente, tudo se resume a manter essa conversa. Podemos perguntar-lhes regularmente como se sentiriam se estivessem do outro lado de uma situação. À medida que os ajudamos nos conflitos com outras crianças ou no modo como se comportam com os amigos, podemos mostrar aos nossos filhos como se tornarem pessoas amorosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Desenvolvido por: Thiago Programador